Se você está na aviação há algum tempo, provavelmente já conheceu uma pessoa que te impressionou por ter conhecimentos técnicos profundos sobre um ou vários modelos de aeronaves e seus sistemas.

Se isso já aconteceu com você, provavelmente pensou várias razões para que essa pessoa tenha acumulado esse conhecimento. Talvez horas de voo, anos de experiência, cursos realizados, entre outros motivos.

Na minha percepção ao longo dos anos, poderia resumir em apenas uma palavra o “segredo” que essas pessoas têm para saber tanto: interesse.

Não falo daquela necessidade de aprender porque precisa para a prova da ANAC, a seleção para o emprego ou para impressionar a turma no hangar. Falo da ATITUDE do piloto em aprender. De buscar informação o tempo todo, de questionar outras pessoas para aprender, de pedir ajuda, de pesquisar, de estudar. Ou seja, SE INTERESSAR de fato.

Os benefícios a quem se interessa são vários, para citar alguns:

  • Aumenta a segurança de voo;
  • Amplia as possibilidades de emprego;
  • Contribui para as chances de sucesso em um processo de seleção;
  • Torna a pessoa referência para outros pilotos, o que ajuda automaticamente em networking e em conhecimento sobre as condições gerais de outros operadores;
  • Dezenas de outros pontos…

Entenda que conhecer sobre sistemas de aeronaves, principalmente sobre os do avião que você voa não é apenas bom, mas obrigatório.

Conhecer com profundidade os sistemas de uma aeronave está entre as responsabilidades legais do piloto e também é um dos comportamentos observáveis nas seleções de pilotos em empresas aéreas do mundo todo segundo as competências ICAO para pilotos de avião.

Mas então, se você voa uma aeronave sozinho ou trabalha para uma empresa onde realiza os mesmos treinamentos todo ano, como pode buscar conhecer mais? Como você pode aprender sem realizar um curso ou sem ter a oportunidade de realizar milhares de horas de voo por anos em um emprego estável?

1) Leia os manuais

Todo o conhecimento sobre o funcionamento dos sistemas de aeronaves está descrito em seus manuais. Muitos dos pilotos começam sua formação realizando ground school nas escolas e aeroclubes para voar uma aeronave. A maioria, não vai além dos slides e folhas que o instrutor entrega nessa aula. Estudar o manual publicado pelo fabricante é essencial para começar a compreender como tudo funciona em situações normais e anormais.

Normalmente estão disponíveis para o piloto manuais como Pilot’s Operating Handbook (POH), Aircraft Flight Manual (AFM), Flight Crew Training Manual (FCTM), Flight Crew Operating Manual (FCOM), entre outros. Estes dois últimos são normalmente vistos apenas em aeronaves a jato.

Há situações em que as explicações dos sistemas não é tão profunda quanto você precisa ou gostaria nesses documentos. Para aprender mais, é possível ver no manual de manutenção da aeronave uma descrição mais precisa e detalhada sobre seus sistemas. Essas publicações são normalmente chamadas de Aircraft Maintenance Manual (AMM), Illustrated Parts Catalog (IPC), Service Manual (SM), entre outros.

Para dar um exemplo prático que você pode até exercitar por conta própria após a leitura desse texto:

Na aeronave Diamond DA40 a indicação de posição dos Flapes apresenta três posições diferentes no botão que comanda sua atuação elétrica:

  • Cruise (UP)
  • Take-off (T/O)
  • Landing (LDG)

Para quem voa outros modelos de aeronave, surge logo o questionamento: quantos graus de deflexão tem cada posição do seletor?

Ao fazer a leitura do manual da aeronave direcionado aos pilotos, a descrição sobre esse sistema apenas relata exatamente os mesmos nomes para cada posição, sem dar números.

Apenas lendo o manual de manutenção o piloto identifica que a aeronave deve ter ajustado o flap para atuar nas seguintes angulações:

  • Up: 0º com variação máxima de mais ou menos 1º;
  • Take-off: 20º com variação máxima de mais ou menos 2º;
  • Landing: 42º com variação máxima de mais ou menos 1º.

Apenas mais alguns dados para reflexão:

  • O manual do piloto (AFM) para esse avião monomotor de 180 cavalos de potência tem 304 páginas;
  • O manual de manutenção (AMM) tem 3042 páginas (10x).

Entende o que quero dizer com profundidade? Claro que um descreve apenas como voar o avião e outro descreve como desmontar, inspecionar e montar a aeronave inteira, mas dá pra se ter uma ideia da quantidade de conhecimentos envolvidos em cada manual.

Infelizmente muitos fabricantes não dão acesso gratuito aos manuais como a Diamond faz. No caso da Cirrus você consegue ver os manuais para pilotos gratuitamente, mas não consegue visualizar nenhum manual de manutenção. Nos aviões da Textron (Cessna e Beechcraft) também só é possível obter acesso a esses manuais pagando algumas centenas ou milhares de dólares por eles.

Claro, sempre vale uma pesquisada na internet para ver se algum documento mais antigo e desatualizado está disponível por aí para referência apenas. Mas lembre-se de usar apenas manuais atualizados para fazer voos e manutenção nas aeronaves.

2) Assista voos no YouTube

O ideal é voar aeronaves e acumular experiência de voo, mas estamos tentando buscar alternativas supondo que não esteja fácil conseguir fazer um voo.

Há muitos pilotos que mantém canais no YouTube onde você poderá assistir vídeos e ver como os sistemas das aeronaves funcionam em um voo normal.

Alguns exemplos de aeronaves e canais que você pode assistir para aprender mais:

Na comunidade do Piloto Completo, a Airmanship, temos um fórum dedicado a aeronaves e em cada modelo temos recomendações de canais do YouTube para você assistir e aprender mais sobre aquele avião. Tem até recomendação para aprender mais sobre o Cessna 414.

Lembre-se que assistir a vídeos de outras pessoas voando, não é a mesma coisa que fazer treinamentos. Tenha atenção a verificar o que os manuais e a regulamentação determinam como correto para a operação.

3) Use simuladores de voo

Sejam equipamentos FTDs ou o velho Microsoft Flight Simulator, mas acumule experiência em usar os sistemas e testar suas funcionalidade e reações a cada input ou fase do voo.

Os simuladores também são uma excelente ferramenta para conhecer os sistemas em pane e condições anormais ou até emergências sem colocar um voo real em perigo.

Estamos vivendo um momento de grande crescimento dos simuladores de voo para computadores novamente, há muitos desenvolvedores criando aeronaves para simulação que reproduzem com alta fidelidade o funcionamento de sistemas das aeronaves. A Precision Manuals Design Group (PMDG) se tornou conhecida mundialmente pelos aviões que comercializa para simuladores que são licenciados pela Boeing.

4) Faça parte da Airmanship, a comunidade do Piloto Completo

Semanalmente realizamos Encontros de Aprendizagem Online onde falamos sobre assuntos diversos que buscam ampliar o repertório humano e técnico do aviador ou aviadora.

Nessas reuniões abordamos temas utilizando quase sempre a sequência que um voo acontece, ressaltando aspectos importantes em situações normais, anormais ou emergências em diversos tipos e modelos de aeronaves.

Além de acompanhar o conteúdo você estará interagindo com outras pessoas que poderão compartilhar conhecimentos que vão além do que aprendeu em sua escola, hangar que frequenta ou empresa onde trabalha.

O plano Airmanship Basic é gratuito e com ele você poderá descobrir ainda mais do que apenas 4 formas de conhecer mais sobre sistemas de aeronaves.

Qual outra dificuldade você enfrenta para seu desenvolvimento profissional na aviação? Conte nos comentários para produzirmos conteúdos que possam ajudar você e milhares de outras pessoas na aviação.


Piloto Completo

O Piloto Completo é uma plataforma de educação aeronáutica para ampliar o repertório humano e técnico do aviador ou aviadora. É um espaço para você se capacitar e conhecer gente que busca ser cada vez mais completa. Não se esqueça: A atitude mais importante no avião é a do piloto.

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