Este texto é uma tradução do artigo “High Terrain Departure” escrito por Wally Moran na coluna “Pilot’s Tip of the Week” do site Pilot Workshop. O artigo foi traduzido por Virgilio Albuquerque.

Pergunta do leitor Russell C.: “Eu fui convidado para voar até o aeroporto privado de um condomínio aeronáutico. A pista é cumprida o suficiente, mas é cercada por terreno elevado ao redor de todo o aeroporto. O padrão da maioria das pessoas não considera este terreno como montanhoso, mas ainda sim estou nervoso. Você tem alguma dica para operações em aeroportos cercados por terreno elevado?”

Reposta do instrutor Wally Moran:

“Não devemos ter incerteza sobre a nossa capacidade de decolagem de um aeroporto cercado por terreno elevado.

A primeira e mais fácil resposta é checar o POH – Pilots Operating Handbook, mas somente essa verificação não necessariamente irá responder à pergunta. O POH determina o cumprimento de pista necessário para a corrida de decolagem do avião a fim de livrar um obstáculo de 50ft no eixo da pista decolagem. No seu caso, entretanto, essa informação não resolve o problema, pois você precisa saber se irá conseguir livrar todo o terreno elevado ao redor do aeroporto, não apenas um obstáculo de 50ft.

Em algumas situações o POH pode ajudar fornecendo as razões de subida que variam em função da altitude densidade. Caso o seu POH apresente essa informação, você pode utilizá-la para calcular as altitudes e distâncias que sua aeronave conseguirá cumprir. Não se esqueça de ser conservador nos cálculos e resultados. Lembre-se de que o fabricante da sua aeronave estabeleceu essas informações considerando um avião novo. Caso você não disponha dessas referências, você precisa prestar atenção ao comportamento do seu avião e registrar seus diferentes comportamentos em diferentes condições de voo.

A próxima pergunta é – qual velocidade deve ser usada? A velocidade de melhor ângulo de subida é a que permite o maior ganho de altitude possível percorrendo a menor distância horizontal possível. Portanto, quando é necessário livrar um obstáculo próximo à pista de decolagem, a velocidade de melhor ângulo de subida deve ser utilizada.

Agora, existe uma manobra difícil de ser executada, pois varia conforme cada situação específica, mas que possui regras gerais. Lembre-se que nosso objetivo é ganhar o máximo de altitude possível percorrendo a menor distância horizontal possível, então qualquer manobra que colocar o avião contra o vento vai nos ajudar a cumprir este objetivo. Naturalmente, qualquer manobra que coloque a aeronave voando com vento de cauda irá prejudicar o alcance deste objetivo. É necessário ter cuidado ao decolar e se manter voando contra o vento na direção de um pico ou cume de um morro ou montanha, pois é provável que você receba uma corrente descendente forte de ar conforme você estiver se aproximando do pico ou cume. Esta foi a causa de muitos acidentes. Por outro lado, decolar e se manter na proa de um pico ou cume recebendo vento de cauda provavelmente irá resultar em correntes ascendentes de ar conforme a aeronave estiver se aproximando do pico. Novamente um aviso: este procedimento requer habilidade e treinamento antes de ser realizado.

Sempre se aproxime de um pico ou cume de um morro ou montanha mantendo um ângulo que permita você curvar sem dificuldade, caso seja necessário. Talvez você precise curvar a aeronave para se desviar do terreno elevado, mas lembre-se de que a curva implica em redução da razão de subida.

Meu melhor conselho para operação em aeroportos cercados por terreno elevado, tanto para pousos quanto para decolagens, é buscar informações com pessoas que operam ou já operaram no aeroporto em questão, além de realizar um treinamento específico para voos cercados por terreno montanhoso. Existem diversos lugares que fornecem este treinamento especializado. Antes de realizar este treinamento e buscar as referidas informações atualizadas, não pouse em aeroportos com essas características.”


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