“Antes prevenir que remediar.”

Se dirigir faz parte da sua rotina, então é comum você já saber qual estrada ou rodovia tem menos trânsito, o melhor asfalto, menos radares e até usa aplicativos para ter essas informações antes mesmo de sair de casa. Mas quando pilotamos um avião as coisas ficam muito mais dinâmicas.

Ainda no treinamento, quando entramos na fase das navegações é que entendemos o quão dinâmico é um voo e como é fácil ficar para trás na percepção do quadro geral. E o que eu posso fazer para estar sempre à frente do avião? Um bom começo é sempre assumir que você está atrás.

A prática leva à perfeição e a repetição também. Criar uma condição mental para o voo é essencial para que suas ações fiquem cada vez mais naturais com o passar do tempo. Ao chegar na fase de cruzeiro é normal que fiquemos mais relaxados por ser a fase mais tranquila do voo. A ideia é se perguntar qual o cenário geral do voo logo após nivelar na altitude de cruzeiro. Quanto tempo resta de voo? Qual o estimado no próximo ponto em rota? Quanto combustível tenho e qual é o meu consumo? O vento está me desviando? Como está o tempo no destino? Quais as características do destino? É muito movimentado? O pátio é de fácil acesso? Tem algum NOTAM? Qual pista está em uso no destino? O aeródromo alternativo está disponível?

Imagem retirada de galvinflying.com

Estamos sujeitos a imprevistos, ainda que nós verifiquemos muitas dessas informações antes mesmo de entrar no avião. Se não assumirmos sempre que estamos atrás do avião, a tendência é ir atrás da informação logo antes do necessário ou até mesmo só na hora que for preciso, aumentando as chances de acumularmos funções em voo.

Conforme ganhamos experiência nós aprendemos as características do voo e aprendemos a agir prevendo as ações do avião. Um exemplo é quando ao estender os flaps você já faz uma pressão no manche para corrigir a tendência do avião subir o nariz. Outro exemplo é quando ao iniciar uma curva você já adiciona potência para compensar a perda de velocidade causada pelo aumento do ângulo de ataque. A pilotagem se torna tão natural que nem sequer percebemos essas ações.

Assim como num briefing nós passamos por tudo o que é relevante para que estejamos prontos ao chegar no avião, estar à frente do avião é repassar periodicamente as informações mais importantes em voo. Criando essa condição mental, a tendência é que façamos voos cada vez mais fluídos por mais dinâmicos que eles sejam.

Quais ações você toma para se manter à frente de seu avião? Já se viu atrás de seu avião em alguma ocasião? Compartilhe conosco.

//// Airmanship – A Comunidade do Piloto Completo

Faça parte desse espaço que combina conteúdo e gente que busca ser cada vez mais completa. Escolha entre o plano gratuito Basic ou seja investidor da sua evolução contínua com o Pro.

Como membro da comunidade Airmanship do @PilotoCompleto você poderá ter acesso a:

  • Conteúdos sobre Excelência Operacional, Carreira do Aviador e Voo por Hobby [Basic]
  • Guia ICAO Pilot Skills [PRO]
  • Mentorias de Pilot Assessment & Screeening (Processos de Seleção) [PRO]
  • Panoramas Econômicos de Aviação [PRO]
  • Aulas-entrevistas exclusivas com convidados [PRO]
  • Grupo Exclusivo no WhatsApp para Orientação de Formação [Basic]

Higor Rodrigues

Higor é piloto privado ainda em treinamento e técnico em manutenção de computadores. É amante do automobilismo e desde a infância aspirante a piloto. Sempre estudando os três temas, agora contribui neste site com o que está sempre aprendendo.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *