Um dos maiores receios em realizar um pouso de emergência é a escolha do local para o pouso, se está em uma distância de planeio segura até um aeródromo se torna mais fácil a decisão, caso contrário começa a preocupação, ao pensar em segundos onde será o local ideal para pousar o avião.

O que procuramos quando as opções são limitadas?

De acordo com o PilotWorkshop, qualquer área livre de perigo e obstáculos irá nos servir bem, na realidade nem devemos procurar por uma localização perfeita. Pois por muitas vezes, pilotos agravam a situação tentando achar a localização perfeita para o pouso.

Encontrar um campo compatível sem grandes objetos ou objetos que irão afetar o pouso negativamente irá funcionar muito bem. Aviões tendem a parar rapidamente. Sabe-se que não seria necessário um campo de 5 mil pés, mas precisaremos rapidamente identificar o que há nesse campo que pode influenciar no pouso, como por exemplo uma pedra grande, uma vala, um riacho. Isso afetaria adversariamente o pouso, pois quando a aeronave colide com um objeto solido a parada se torna brusca, causando ferimentos e por vezes fatalidades.

Como regra geral, evitar estradas devido ao tráfego e às linhas de energia. Vale ressaltar que em certas partes do país isso é menos aplicado que em outras. Mas vale lembrar que o pouso de emergência não nos dá o direito de colocar outras pessoas em risco, na mesma linha que estacionamentos onde pessoas podem não estar presentes não são as escolhas primárias ideais.

Referente a Água versus Árvores, estatísticas apontam que água não é uma boa opção. Na maioria dos casos de amerissagem a aeronave não estará em sua posição normal acabando por pilonar, levando a ferimentos e uma situação de salvamento imediato com complicações. No pouso em árvores sob controle em sua copa, suas chances de sobrevivência são maiores, normalmente com pequenos danos ou sem dano algum aos ocupantes da aeronave.

Portanto, esteja com os itens de memória e manual da aeronave sempre à disposição além de seu planejamento em acordo com a navegação, assim o gerenciamento em situações adversas se torna mais preciso nas tomadas de decisões.

E você, como procura avaliar um local para um pouso de emergência?


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *