Conforme aviso meteorológico publicado no dia 04/09 pelo Instituto Nacional de Meteorologia, está prevista uma nova frente fria que atingirá principalmente a região sul e sudeste, com declínio da temperatura entre 3ºC e 5ºC.

Somado a esse aviso meteorológico existem publicações emitidas pelo Comando da Aeronáutica no portal REDEMET que devem ser consultados pelos aviadores anteriormente às suas operações. Por exemplo: imagens de satélites, SIGWX, SIGMET, METAR, TAF entre outros. O portal REDEMET oferece ainda a opção “Planeje seu voo”, que facilita a análise do aviador criando um “despacho” meteorológico condensado que trata somente dos aeródromos que forem solicitados.

Mesmo que o alerta da região sul encerre teoricamente no dia 05/09 às 12h00, pode-se considerar que as ameaças latentes permaneçam com o resfriamento da atmosfera. No caso, a atmosfera estará propícia à formação de gelo, portanto estar atento a previsão de formação de gelo na rota é de extrema importância para o cálculo de autonomia, nível de voo, MORA do setor, rota, conforto do passageiro e capacidade da aeronave para voo em condição de gelo.

SBCW SIGMET 10 VALID 051130/051530 SBCW – SBCW CURITIBA FIR SEV ICE FCST WI S2822 W04503 – S2550 W04655 – S2545 W04742 – S2633 W04723 – S2722 W04703 – S2725 W04702 – S2907 W04542 – S2822 W04503 FL110/180 STNR NC=

Conforme o SIGMET previsto existe a previsão de gelo severo nas coordenadas informadas entre o nível (FL) 110 até o FL180. Além dessa formação de gelo existe um segundo SIGMET na mesma região que informa uma linha de trovoadas.

SBCW SIGMET 9 VALID 051130/051530 SBCW – SBCW CURITIBA FIR SQL TS FCST WI S2004 W05807 – S2021 W05806 – S2101 W05616 – S2520 W05226 – S2536 W05134 – S2918 W04818 – S3042 W04711 – S2930 W04601 – S2907 W04542 – S2723 W04703 – S2543 W04743 – S2344 W04950 – S2027 W05415 – S1934 W05705 – S2004 W05807 TOP FL410 MOV E 15KT NC=

Com essas informações os aviadores que irão executar missões na região devem estar atentos à sua rota, aos sistemas da aeronave, a regra de voo, a experiência recente, ao seu Airmanship com situações adversas como turbulência, trovoadas e gelo.

A imagem das áreas dos SIGMETs confirma os alertas de tempestade na região sudeste emitidos pelo INMET. A atenção deve estar redobrada aos CB embutidos devido a fumaça na região Sudeste, por isso aviador, fazer um “check” de equipamentos, pode ser uma boa prática antes de sair para o voo hoje, a junção de fumaça e CB dificulta ainda mais o processo de tomada de decisão na hora de um desvio.

A carta SIGWX mostra que a fumaça tem sido um problema em boa parte do Brasil, principalmente entre a região norte, centro-oeste e sudeste. A fumaça vem cancelando voos e fechando aeroportos que atendem a aviação comercial, muitos destes com ILS instalado.

SBPVMETAR04/09/2024METAR SBPV 041000Z 00000KT 1000 R19///// FU NSC 25/23 Q1010=
SBPVMETAR05/09/2024METAR SBPV 051400Z 12005KT 1500 R19///// FU HZ NSC 33/22 Q1013=

Acompanhando as mensagens meteorológicas de um dos aeroportos da região norte, cabe a análise deste, para efeitos em fazendas da região e aeródromos menores desprovidos de operação IFR. Ao ingressar em região coberta de fumaça atenção aos parâmetros do motor, atenção com a fumaça que pode entrar na cabine, a fuligem no ar pode danificar instrumentos como a bomba de vácuo, a fumaça pode ser inalada pelo piloto ou por passageiros o que pode causar uma intoxicação. Sem contar que, a redução de visibilidade pode restringir a operação visual, e prosseguir “visumento” é uma violação.

Para restringir ainda mais a operação e a performance da aeronave, também existem reportes de onda de calor em boa parte do Brasil, com temperaturas 5ºC acima da temperatura média das localidades, essa onda de calor produz uma baixa humidade, deixando o ar mais propicio a novos incêndios levando a maior acúmulo de fumaça. Lembre que altas temperaturas restringe o peso máximo de decolagem, diminui a performance da aeronave, devido a menor densidade do ar, produzindo menos sustentação, por isso, atenção ao calcular a performance.

Assinantes Airmanship Pro, podem rever aulas gravadas que tivemos recentemente nos EAO’s e Refresh de IFR envolvendo planejamento meteorológico, tomada de decisão, gelo, entre outros temas.

A segurança de voo é uma responsabilidade de todos, o aviador que identificar ameaças e perigos pode reportar através do Portal Único de Notificação da ANAC.


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