Esta transmissão ao vivo estará disponível em 10/jul às 20:05

Pela primeira vez no Piloto Completo, vamos ter uma reunião da comunidade Airmanship Pro aberta para todos e transmitida pelo YouTube. A razão para isso é que teremos um convidado especial, o Enderson Rafael.

Nas aulas da Airmanship Academy, que são exclusivas para os membros que investem no seu desenvolvimento contínuo como aviadores e aviadoras, costumamos falar sobre modelos de aeronaves para permitir uma familiarização geral com cada modelo. Ainda que seja um momento bastante breve, os participantes podem saber um pouco mais sobre o histórico, limitações e operação da aeronave, além de fazer networking com pilotos que voaram cada máquina.

Saber um pouco sobre cada modelo de avião pode ajudar com a preparação em mudanças de carreira, preparação para seleção e até um melhor entendimento em voo nas situações de sequenciamento de tráfego.

Para deixar a aula ainda mais interessante, utilizaremos o novo Boeing 777-300ER da PMDG. O software é um add-on para Microsoft Flight Simulator licenciado pela própria Boeing. Com ele iremos explorar muitas informações do avião real que são reproduzidas pelo produto. Esta não é uma ação patrocinada.

A reunião será apresentada por Marcos Pereira, fundador do Piloto Completo, que é administrador de empresas, piloto privado de avião e consultor de aviação.

Quando e onde participar?

Informações sobre o evento

  • Quando? 10/julho, quarta-feira, às 20:00 (Brasília)
  • Onde?
    • Membros da Airmanship –> Google Meet
    • Público Geral –> Canal do Piloto Completo no YouTube
  • Quanto custa? A participação será gratuita.

O vídeo do YouTube está disponível no começo desta postagem, se preferir acesse o canal do Piloto Completo aqui.


Quer mais?

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No plano Airmanship Basic que é gratuito você pode assistir aos EAO (Encontros de Aprendizagem Online) todas as segunda-feiras com temas de pilotagem e assuntos gerais de aviação.

No plano Airmanship Pro você pode ter até 4 horas e meia de aulas online por semana e aprofundar seus conhecimentos com os nossos instrutores nas aulas do Airmanship Academy sobre Carreira, Processos de Seleção e Refresh de IFR. Você também tem acesso às reuniões EAO gravadas transmitidas anteriormente.

Saiba um pouco mais da história do 777

Os grande widebodies das décadas de 70 e 80 eram a maioria, senão todos, quadrimotores e trimotores. Antes da tecnologia evoluir para o que conhecemos hoje, a maneira de manter a redundância nos voos longos, longe de qualquer alternativo próximo, era com aviões com mais de dois motores. A Boeing, ainda nos anos 80, já estudava um novo modelo para substituir o Boeing 747. O projeto começou com o que seria um trimotor muito parecido com o DC-10 da antiga Douglas, mas após o ETOPs surgir na aviação, tudo mudou e nascia então a primeira versão do maior bimotor da indústria aeronáutica: o Boeing 777.

Sua primeira versão nasceu como Boeing 777-200 e seu primeiro voo aconteceu há 30 anos, no dia 12 de Junho de 1994, motorizado com dois Pratt & Whitney 4090. O peso máximo de decolagem desse modelo era de cerca de 247 toneladas. O 777 começou a fazer muito mais sucesso com a versão -200ER, que a Boeing lançou pouco tempo depois, com maior autonomia e peso máximo de decolagem de cerca de 297 toneladas.

A primeira versão estendida do 777 nasceu em 1995, o 777-300. Essa versão teve mais sucesso no mercado Asiático, se encaixando muito bem nos voos de alta densidade de passageiros. Apesar de ser maior, não era muito mais pesado que o -200ER, nem voava mais longe, já que tinha a mesma capacidade de combustível que o -200ER.

Foi em 2004 que a versão de maior sucesso do 777 iniciou suas operações: o Boeing 777-300ER. Esse modelo decola com incríveis 351 toneladas de peso máximo e tem alcance de mais de 13.000km. Com esse modelo a Boeing, com essa intenção ou não, conseguiu substituir de vez o 747 no mercado. O 777-300ER ainda é mais leve que a versão de maior sucesso do Jumbo, o 747-400, mas o 777-300ER por ter um consumo de cerca de 20% menor que o do 747-400, tem uma capacidade de payload quase 20 toneladas maior. Afinal são dois motores a menos queimando combustível. O 777-300ER, até a data desse post, vendeu sozinho mais de 830 unidades.

Pouco depois do -300ER já estar em serviço, a Boeing pegou o projeto do -200ER e aplicou algumas partes do -300ER nele, como seus potentes GE90-115BL, mas um pouco menos potentes, seu desenho de asa e tanques de combustível maiores, além de um tanque extra opcional. Nascia então o 777-200LR. Esse é o modelo com o maior alcance da família, com mais de 18.000km de alcance e peso máximo de cerca de 347 toneladas. Foi desse modelo que nasce também a versão cargueira, o 777-200LRF. Com uma estrutura reforçada para a carga, o payload desse modelo chega na casa das 100 toneladas. O -200LR não fez tanto sucesso como o -300ER, visto que a principal missão do 777 é o alto payload para voos longos. O -200LR só voa mais longe por ter um tanque extra, logo a preferência das companhias ficou no -300ER. Já o -200LRF fez muito sucesso pela sua alta capacidade de carga.

Sem dúvidas são muitos modelos e ainda mais informações sobre cada um deles. Por isso, para nos ajudar a conhecer melhor o maior widebody bimotor da aviação, nada melhor que um piloto que voou o modelo, teremos conosco o Enderson Rafael, que até o final do ano passado voava o Boeing 777. Participe!

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Higor Rodrigues

Higor é piloto privado ainda em treinamento e técnico em manutenção de computadores. É amante do automobilismo e desde a infância aspirante a piloto. Sempre estudando os três temas, agora contribui neste site com o que está sempre aprendendo.

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