Tenho certeza que em algum dos seus voos desde aluno você já foi surpreendido pelo controlador passando a autorização de tráfego mais rápido do que você pôde pegar sua caneta.
É verdade que na maioria das vezes, quando operamos sempre no mesmo lugar e nós mesmos passamos o plano de voo, estaremos preparados para entender e guardar todas as informações que estão sendo faladas.
Entretanto, se o aeródromo tiver uma operação mais complexa, ou não tivermos um instrumento adequado para transcrever as instruções do controlador, provavelmente vamos passar uma certa vergonha na hora de cotejar.
co·te·jar
vtd e vtdi
1 Analisar (algo), confrontando-o com outra coisa, a partir de uma nota; confrontar.
Para facilitar sua escuta às instruções faça o seguinte:
- Antes de mais nada sempre tenha certeza de chamar o controlador (tráfego, solo ou torre) para autorização somente depois de estar realmente pronto para copiar a autorização;
- Realize os ajustes em seus equipamentos de áudio para garantir que tenha uma escuta clara, regulando os níveis de volume e squelch dos rádios e do seu fone ou speaker;
- Anote previamente tudo que já é conhecido, conforme você mesmo solicitou em seu plano de voo (ex.: procedência, destino, nível de voo, etc);
- Acrescente as informações do ATIS, se houver (ex.: informação M, Vento 030@10, QNH 1015, RWY 12, etc.);
- Garanta que seu avião esteja na configuração adequada para o momento, sem se preocupar com o tempo da bateria ou com algo para fazer que possa ser esquecido;
- Respire fundo e chame o controlador…
Ao fazer uma autorização de tráfego os controladores utilizam fraseologia padrão e normalmente pagam as instruções na mesma ordem, seguindo um padrão que nos EUA se consolidou como CRAFT.
C – Clearence (Autorização)
R – Route (Rota)
A – Altitude (Altitude)
F – Frequency (Frequência)
T – Transponder (Transponder)
Em sua folha de rascunhos do voo você pode já deixar anotadas essas letras para reservas os espaços para cada informação.
Um voo de Marte (SBMT) para Piracicaba (SDPW) seguindo os corredores da TMA SP (SBXP).
Previamente à autorização seu rascunho deve estar assim:
C – SBMT SDPW VFR RWY12
R – ABRIL – ANHAN – REA N – C – H
A – _______________________ ALT MAX REA
F – ___________
T – ___________
Depois de ouvir a torre, você poderá completar os campos apenas com as informações novas:
"PP-ABC, autorizado Marte-Piracicaba, visual, decola pista 12, primeira curva à direita após 3200' para o corredor November, restrito 3600' até Abril e 3700' até Anhanguera, após altitude máxima dos corredores. Anhanguera irá chamar o controle SP na frequência 129.500, transponder 0104, coteje."
Ainda que existam muitas restrições, você já consegue adicionar as observações em cada campo relativo ao assunto. Anotando por exemplo as altitudes logo abaixo da sua rota.
Essa organização facilita também a leitura para responder ao controlador na ordem correta, evitando confusões ou falta de informação.
Esse modelo de anotação se encaixa melhor ainda nas autorizações de voos por Instrumentos, já que você poderá designar a SID também em sua Rota assim como as restrições de Altitude no campo adequado.
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