Após quase quatro anos em vigor, usuários das publicações aeronáuticas relataram a observação de um erro de altitude mínima exibido em uma das cartas REA do corredores visuais na terminal São Paulo.
No trecho do corredor QUEBEC entre as posições DUTRA e PARQUE DO CARMO são exibidas altitudes mínimas diferentes entre as cartas disponíveis:
- Carta CCV REA TMA SP 2: 3.700ft – 5.000ft
- Carta CCV REA TMA SP e Vale do Paraíba: 4.100ft – 5.000ft


A informação sobre a divergência foi disponibilizada aos participantes do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Geral (BGAST) onde foi discutido um direcionamento para contatos do DECEA, levando a informação ao ICA.
Em poucos dias foi tomada a ação de publicação de um NOTAM para informar aos aeronavegantes sobre a divergência, esclarecendo que deve ser seguida a informação que consta na AIC 20/21.
NOTAM

A imagem acima representa o NOTAM original que foi emitido e que pode ser visualizado no site AIS-WEB diretamente através deste link: https://aisweb.decea.mil.br/?i=notam&view=single¬am_id=9747580
Lembre-se sempre de confirmar as informações de forma cruzada entre publicações disponíveis. O erro na identificação de altitudes mínimas pode representar um grande risco ao voo, podendo em casos mais extremos levar o aviador a uma ocorrência de CFIT, por exemplo. É fundamental avaliar o terreno em rota e identificar pontos onde a altura pode ser inferior aos mínimos e representar um perigo ao voo.
Bons voos sempre!
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