Pousar é uma fase do voo que envolve uma grande quantidade de mitos. A começar pelo passageiro, que muitas vezes acredita que pode avaliar as qualidades técnicas de um piloto apenas observando (ou sentindo) a suavidade com que a aeronave toca a solo.
Ao longo do treinamento e formação do piloto, vamos aprendendo que as coisas não são exatamente assim. Em algumas situações alisar demais torna o pouso até mais brusco, em outras uma “pancadinha” também pode não ser uma técnica exatamente segura.
Por fim, o manual da aeronave tem um papel muito importante em relação às técnicas que devem ser utilizadas para levar a aeronave de volta ao solo com a maior segurança.
Meu objetivo aqui é como sempre, te ajudar a ir além do que você provavelmente teve chance de obter por meio da formação tradicional. Tenho certeza que no começo da instrução muitos instrutores te deram (ou darão) diversas dicas, macetes e opiniões sobre como fazer o pouso em uma determinada aeronave ou situação.
Para dar suporte a este assunto te trago um material da FAA que tem nada menos que 36 páginas somente falando sobre pousos. Tenho certeza que você não teve acesso a um volume de conhecimentos e técnicas assim durante sua formação no Brasil.
Assista a esta live abaixo e leia também o guia da FAA aqui.
0 comentário