Este texto é uma tradução do artigo “The Impact of the Fatigue” escrito por Dr. Penny Levin na coluna “Pilot’s Tip of the Week” do site Pilot Workshops. O artigo foi traduzido por Virgilio Albuquerque.
Pergunta do leitor : “Eu terminei um dia de voo mais longo do que o normal. Eu estava bem até iniciar uma aproximação ILS, onde desci oscilando com a aeronave como um “marinheiro bêbado”. Tive a sorte de pousar antes de perder o controle da aeronave na aproximação. A fadiga realmente pode te surpreender rapidamente dessa forma… ou existe algo mais grave acontecendo nesse caso?” Anônimo
Resposta do instrutor Penny:
“Pesquisas mostram que após 17 horas acordado, suas habilidades cognitivas e visual-motoras se tornam semelhantes às de uma pessoa com .05 de nível de álcool no sangue, o que já está acima do limite legal de acordo com a FAA. Logo, você realmente estava realizando essa aproximação ILS como “marinheiro bêbado”.
Assim como o álcool, a fadiga impacta a atenção, concentração, julgamento, tempo de reação, habilidades de comunicação, memória, resolução de problemas e tomada de decisão. O impacto da fadiga sobre essas capacidades do piloto chega no final de um longo dia de voo. Uma vez que diversos sintomas da fadiga podem ser confundidos com hipóxia ou desidratação, nós podemos pensar que vamos afastar esses sintomas durante a descida para pouso ou após bebermos água. Entretanto, isso não acontece e os sintomas da fadiga permanecem comprometendo as referidas capacidades do piloto.
A melhor forma de prevenir a fadiga é manter uma rotina de bom sono. Tenha regularidade nos horários de acordar e dormir. Estabeleça uma rotina de “desacelerar” no final do dia, mantendo seu quarto silencioso e escurecido. Evite olhar para telas de dispositivos eletrônicos quando estiver faltando uma hora ou duas para você dormir, mesmo que seja difícil para você. Caso acorde no meio da noite, não fique na cama por mais de meia hora tentando voltar a dormir. Levante e faça alguma atividade entediante por meia hora. Depois, volte para a cama. Pilotos de linha área possuem limites previstos para suas jornadas de trabalho. Pilotos da aviação geral precisam estabelecer seus próprios limites sobre suas jornadas de trabalho. Na próxima vez que estiver planejando um voo longo, calcule o tempo de voo prevendo o limite de tempo para suas horas acordado, considerando que você deverá pousar em um horário previsto dentro deste limite. Mesmo que seja inconveniente, revise o plano caso você esteja “voando sob influência” de clientes ou proprietários da aeronave no horário previsto para o pouso.”
Notas do Piloto Completo
No Brasil, operadores considerados de maior complexidade precisam implantar um Programa de Gerenciamento do Risco de Fadiga, conhecido no exterior como FRMS (Fatigue Risk Management System).
No entanto, na aviação geral em operações regidas apenas pelo RBAC 91 não há obrigatoriedade desse tipo de programa. As exigências relativas a limites de jornada e descanso são apenas as previstas na lei do aeronauta que podem ser insuficientes para o descanso adequado em certas ocasiões e sequências de voo de madrugada, por exemplo. Esteja sempre atento(a) para ter um descanso adequado antes de voar e avalie sempre antes de todo voo suas condições físicas e mentais. Uma das ferramentas utilizadas é o checklist IMSAFE da FAA.
Você é o responsável pela sua própria proficiência e aptidão para o voo. Faça parte de uma comunidade que funciona como o seu setor de treinamento pessoal. Entre para a Airmanship, a comunidade do Piloto Completo. O plano Basic é gratuito, saiba mais.
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