Este texto é uma tradução do artigo “Flying with Children” escrito por Jeff Van West na coluna “Pilot’s Tip of the Week” do site Pilot Workshops. O artigo foi traduzido por Virgilio Albuquerque.
Pergunta do assinante do site: “nós temos duas crianças, com seis e oito anos de idade. Nós já os levamos em voos curtos, porém gostaríamos de levar as crianças em voos mais longos. Vocês têm algumas dicas para voos com crianças?”
Julie H.
Resposta do Instrutor Jeff:
“Nós já fizemos voos com crianças de seis meses de idade. Aqui estão algumas dicas para voos com passageiros abaixo dos dez anos de idade:
Providencie fones de ouvido ou protetores auriculares para as crianças. Caso você coloque um fone de tamanho adulto na cabeça da criança, o som não será devidamente abafado e vai permitir a entrada de muito barulho nos ouvidos. Os fones de tamanho infantil abafam o som apropriadamente para as crianças por terem o formato ajustado para as orelhas menores. Você também pode aumentar o cancelamento de ruído colocando um fone junto com protetor auricular. Existem fones para tamanhos adultos com adaptações pediátricas que também se tornam adequados para crianças. Caso haja bebês entre os passageiros abaixo de dez anos, uma alternativa são os fones de ouvidos feitos para cachorros de pequeno porte. A empresa Mutt Muffs é uma das fabricantes deste modelo de fones de ouvido.
Durante o voo, quando o intercom da aeronave permitir que seja isolado o som para as crianças, deve-se disponibilizar livros por áudio para elas, devendo-se evitar os vídeos ou filmes. Muitas crianças sentem enjoo quando assistem filmes ou vídeos em voo por estarem olhando fixamente para uma tela. Quando estão ouvindo um áudio, elas se mantêm ocupadas enquanto olham para a paisagem ou para o interior do avião, mas não mantêm a visão fixa em uma tela, o que ajuda a prevenir o enjoo.
Simples verdade: a maioria das crianças adormece durante voos de média ou longa duração, o que vai causar para elas a sensação de o tempo ter passado mais rápido.
Após o voo em cruzeiro, quando estiver iniciando a descida para o aeródromo de destino, faça uma descida suave com cerca de 300 pés por minuto. Talvez seja necessário explicar o motivo da baixa razão de descida para o ATC quando estiver em voo IFR, mas lembre-se de que muitos controladores de tráfego aéreo também têm filhos. Nós sempre conseguimos conciliar a razão de descida suave com as instruções do ATC, mesmo no espaço aéreo de Nova Iorque.
Sempre tenha disponível no voo potes de urina e sacos de vômito. Os dois são essenciais. Antes do voo, se certifique de que as crianças estão moderadamente alimentadas, ou seja, elas não devem ter se alimentado nem muito e nem pouco antes do voo.
E você, já voou com crianças a bordo? Conte para nós nos comentários!
0 comentário