A verbalização dos procedimentos a serem executados durante uma missão é denominada Briefing.
Talvez você piloto tenha o sonho de levar seus familiares e amigos para voar como seus passageiros. Geralmente realizamos esse sonho em aviões da aviação geral, logo que concluímos nosso treinamento. Nessas aeronaves menores nós estamos em contato mais direto com os passageiros, o que é uma ótima oportunidade de aplicar o acrônimo “SAFETY” antes de dar a partida nos motores e iniciar o voo.
Muitos acrônimos são utilizados na aviação. Um deles, o SAFETY, tem como objetivo deixar os passageiros familiarizados e com um maior preparo para com as fases do voo antes dele iniciar. Coincidência ou não, o nome “safety” significa segurança em inglês.
Seatbelts: o piloto em comando deve se certificar de que cada ocupante da aeronave está com os cintos de segurança afivelados. É importante explicar como ajustar cada cindo e também soltá-los.
Air: relacionado ao conforto do passageiro, indicar onde estão as saídas de ar e como mudar a posição delas. Caso a aeronave tenha ar condicionado, explicar como mudar a temperatura. O enjoo também pode entrar nessa parte do briefing. É importante passar a sensação de conforto ao passageiro para que ele diga imediatamente quando começar a se sentir mal, o que não é raro com passageiros sem experiência de voo. Levar sacos de enjoo é uma boa ideia.
Fire Extinguisher: se você tem extintor de incêndio a bordo, mostre a localização dele, explique como romper o lacre e como usá-lo no caso de incêndio.
Equipment: mostrar aos passageiros como operar as portas da aeronave, como trancá-las corretamente e também como abri-las de forma eficiente para o caso de uma evacuação. Se a aeronave possuir oxigênio terapêutico para voos em maiores altitudes, mostrar como usá-lo corretamente caso o passageiro precise. Se a aeronave também possuir equipamentos extras de sobrevivência, como kit primeiros socorros ou coletes salva vidas, mostre onde eles estão localizados.
Traffic and Talking: os passageiros podem te ajudar a ter um maior contato visual com tráfego. Pedir ajuda aos passageiros nessa tarefa é sempre bom. Pilotar e se comunicar com o ATC demanda bastante atenção e cuidado, portanto é importante definir com os passageiros os momentos onde eles podem ou não iniciar conversa com você, mantendo somente a necessidade de te chamar para informar algum tráfego ou algo sério acontecendo com eles.
Your questions: “alguma dúvida?” é um pergunta essencial a se fazer para os passageiros. Para alguns pode ser a primeira vez voando. O primeiro voo ser numa aeronave da aviação geral pode deixar o passageiro intimidado por pensar que um avião pequeno talvez seja menos seguro. O passageiro também pode ficar com vergonha de fazer perguntas por pensar que ela possa ser uma pergunta idiota. Por isso a importância de passar segurança e empatia para que eles se sintam à vontade com você e esclareçam qualquer dúvida. Afinal é a segurança de todos que está envolvida, logo não existem perguntas idiotas.
Você usa acrônimos em seus voos? Costuma voar com passageiros na aviação geral? Já conhecia o SAFETY? Conhece algum outro procedimento para com os passageiros? Compartilhe com a gente.
CURSO: Copiloto Ideal
O primeiro curso do Piloto Completo
Conhecimentos, habilidades e atitudes que vão ajudar você a conseguir e manter seu primeiro emprego ou aprimorar sua atuação no assento da direita.
Conheça o primeiro curso da nossa plataforma de ensino e invista na sua capacitação e empregabilidade.
0 comentário