A repetição leva à perfeição

Imagem retirada de Flight Traning Center

A repetição é essencial para a aquisição de proficiência. Quando falamos do treinamento, repetir inúmeras manobras e procedimentos em voo não é viável para quem ensina e nem para quem está aprendendo. Seriam gastos exorbitantes em horas de voo. É nessas horas que os simuladores de voo são mais úteis. Com eles podemos ir do mais simples a mais complexa aeronave, desde a familiarização com o painel da aeronave até ao gerenciamento das mais sérias panes.

Onde o simulador de voo realmente brilha é durante o aprendizado do IFR. Sabemos o quão desgastante pode ser o primeiro contato com o IFR e as inúmeras informações e procedimentos. Com um simulador de voo caseiro nós podemos aplicar a teoria no voo e repetir os procedimentos quantas vezes forem necessárias. Um simulador também é essencial no preparo das navegações IFR e também VFR. Até 2020 os simuladores mais comuns eram o Prepar3d da Lockheed Martin e os Xplane 11 e 12 da Laminar Research.

Imagem feita sobrevoando a Flórida no Microsoft Flight Simulator

Atualmente o simulador com mais destaque entre os “simmers” é o MSFS Microsoft Flight Simulator 2020. Das várias capacidades dele, a mais famosa é o streaming de imagens de satélite, gerando uma imagem muito real do mundo inteiro dentro do simulador, permitindo o piloto conhecer determinada área antes de realizar uma navegação VFR. Várias aeronaves já vem inclusas no MSFS e também temos a opção de adquirir outras, sejam aquelas criadas e modificadas pela comunidade ou as mais complexas disponíveis para compra. O mais recente lançamento é o Boeing 777-300ER desenvolvido pela Precision Manuals Development Group, mais conhecidos como PMDG. Nele é possível treinar diversas falhas abordadas no FCOM da aeronave, possui performance de voo extremamente próxima a real e sistemas elétrico e hidráulico modulados, além de um belíssimo modelo 3D e sons com fidelidade incomparável. Foi lançado para o MSFS no último dia 25 de Junho.

Imagem retirada de pmdg

Além de procedimentos e gerenciamento de panes, nós podemos também treinar a fonia com o ATC ao voarmos conectados em redes de simulação de ATC e tráfego aéreo multiplayer, como IVAO, VATSIM, PilotEdge e outras. Nessas redes, toda a comunicação com o ATC é feita da forma mais real possível, sendo possível se conectar como piloto ou como controlador. O próprio material para iniciantes de cada rede irá te ajudar a entender como muita coisa funciona no voo real, mas lembre-se de não focar os estudos apenas no que elas oferecem. O objetivo delas não é o treinamento real para pilotos, mas sim a aplicação dos procedimentos reais nos simuladores para entretenimento e para se manter familiarizado com o voo.

Imagem retirada de Vatsim

A aviação é uma paixão para a maioria dos que a compõem. Uma forma de nos mantermos perto dela é com simuladores de voo caseiros. Você possui um? Se sim, qual deles mais usa? O simulador te ajuda nos estudos e no treino? Compartilhe com a gente.

O primeiro curso do Piloto Completo

Conhecimentos, habilidades e atitudes que vão ajudar você a conseguir e manter seu primeiro emprego ou aprimorar sua atuação no assento da direita.

Conheça o primeiro curso da nossa plataforma de ensino e invista na sua capacitação e empregabilidade.


Higor Rodrigues

Higor é piloto privado ainda em treinamento e técnico em manutenção de computadores. É amante do automobilismo e desde a infância aspirante a piloto. Sempre estudando os três temas, agora contribui neste site com o que está sempre aprendendo.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *