“Toutchdown. Spoilers deployed.”
Esse texto foca nas aeronaves comerciais que são maiores e mais complexas.
Durante o voo, nas fases de descida e aproximação, é comum vermos algumas superfícies se movendo sobre as asas. Se você é um pouco mais detalhista, então percebeu que essas superfícies se movem pouco durante a decolagem e cruzeiro, mas se estendem por completo assim que a aeronave toca o chão. Apesar de fisicamente serem a mesma coisa, elas atuam como até três coisas diferentes.
A primeira e mais usada das funções dessas superfícies é a de “roll spoilers”. Em aeronaves com maior envergadura e capazes de atingir altas velocidades, o comando de rolagem da aeronave pode ficar comprometido com excesso de força atuante nos ailerons nas pontas das asas quando estas estão em altitudes e velocidades de cruzeiro. Para amenizar esse excesso de rolagem, os ailerons são travados a partir de determinada velocidade e são substituídos por spoilers mais próximos da raíz da asa. Ainda assim, esses mesmos spoilers atuam em outras fases do voo, como na descida.
Os “Speed Brakes” atuam em conjunto com deflexões simétricas, pois diferente dos roll spoilers, sua função não é a rolagem, mas sim a diminuição da velocidade aerodinâmica e permitir uma descida de maior ângulo. Ao serem acionados, a aeronave tende a perder sustentação nas asas e apontar o nariz para cima ou para baixo dependendo da aeronave. Logo que essa tendência é corrigida, tanto as asas quanto a fuselagem ficam mais expostas ao vento relativo, como se fosse um ângulo de ataque maior em ambas. Esses dois efeitos ocorrem em conjunto com o aumento do arrasto que eles causam, sendo possível diminuir a velocidade cerca de 50% mais rápido em algumas aeronaves.
Assim que a aeronave toca o solo, a primeira modificação que ocorre é nas asas. Agora as superfícies mencionadas antes se chamam “Ground Spoilers”. Como vemos na imagem acima, ao tocar o solo, os ground spoilers atuam em sua deflexão máxima afim de quebrar completamente a sustentação das asas. Se esse fosse o único efeito deles durante a frenagem na pista, faria mais sentido chamá-los de “Lift Brakes”, mas não é só a quebra da sustentação que ocorre nesse momento. Enquanto a aeronave tiver velocidade aerodinâmica, os ground spoilers também atuarão como os spoilers de um carro esportivo. Spoilers tem o objetivo de gerar “Downforce” no carro, empurrando o mesmo contra o solo permitindo maior controle nas curvas e na frenagem.
No pouso, os ground spoilers também geram downforce. Ao atuarem, eles empurram a aeronave contra o solo, permitindo melhor contato dos pneus com a pista e aumentando a atuação dos freios no trem de pouso.
Tanto a aviação quanto o automobilismo estão diretamente conectados pela aerodinâmica, ainda que para fins opostos. Algumas aeronaves menores possuem roll spoilers. Você voa uma que possui essas superfícies? Curiosidade: aquele que escreveu esse texto é um grande fã do automobilismo.
Quer saber mais? Veja este Encontro de Aprendizagem Online sobre o Uso do Speed Brake.
Entre para a Airmanship, a comunidade do Piloto Completo
Faça parte desse espaço que combina conteúdo de qualidade e gente que busca ser cada vez mais completa. Conheça os planos:
Airmanship Basic (Grátis)
- Aulas Semanais em conteúdos sobre Excelência Operacional (Encontros de Aprendizagem Online – EAO, via Google Meet)
- Desafios e Quizes periódicos
- Networking de valor imensurável
- Grupo Exclusivo no WhatsApp para Orientação de Formação e Treinamento
Airmanship Pro
- Benefícios Basic e…
- Guia ICAO Pilot Skills
- Guia de Aeronaves: veja quantidade por modelo no Brasil, principais operadores, locais de treinamento e manutenção, pilotos habilitados e dicas para simulador
- Panoramas de Mercado Mensais
- Debates sobre Seleção/Screening
- Mentorias coletivas
0 comentário